Como furar a fila e instalar o Windows 10 agora

Os mais afoitos podem baixar e instalar o Windows 10 sem entrar na fila. A partir de arquivo ISO, você garante uma instalação limpa do sistema operacional. O procedimento é simples. Faça o download do programa Microsoft’s Media Creation Tool. Após a instalação, clique em Atualize este computador agora e depois em Avançar. A partir daí, o esquema entra em piloto automático. Se tudo estiver funcionando corretamente, o computador irá reiniciar e executar o upgrade.

Esse procedimento é apenas um atalho. O Windows 10 foi lançado oficialmente hoje. Entretanto, nem todos têm acesso direto à nova versão do Windows. Há uma fila para realizar o upgrade. Quem participou do programa de testes já garantiu as primeiras vagas. Os demais devem esperar a notificação. Quando chegar sua vez, uma mensagem aparecerá no seu computador.

Vale lembrar que assegurar um becape dos seus arquivos antes de iniciar o processo é recomendável. Outros são ainda mais cautelosos. Apesar da boa acolhida que o sistema operacional vem recebendo (como apresenta o vídeo abaixo), você pode esperar mais um pouco e desviar dos inevitáveis bugs e incompatibilidades da estreia (o Windows Central listou os problemas mais comuns). Não há pressa. Terá um ano para fazer a instalação gratuitamente.

Assistente virtual (Cortana, a funcionalidade que mais entusiasma o CEO Satya Nadella), integração com Xbox 1, novo navegador (Edge)... São muitas as alterações. Mesmo o seu posicionamento foi alterado. Essa é a última versão do Windows como o conhecemos nos últimos 40 anos. A partir de agora ele é tratado pela Microsoft como serviço, não mais como produto.

Ao invés de entregar uma grande atualização através de um ciclo temporal prolongado (a cada 3-4 anos), você conviverá com novidades periodicamente. Segundo Gustavo Lang, diretor do Windows no Brasil, "A ideia é manter todas as máquinas rodando a versão mais atualizada do sistema operacional. Nós não vemos para o futuro o Windows 11, o 12..."