Trabalhe de qualquer lugar

Grupo no Facebook reúne profissionais que trabalham à distância

Home office. Trabalho remoto. Teletrabalho. Nomadismo digital. Múltiplos, os termos representam uma tendência cada vez mais comum, o ato de trabalhar sem bater ponto na sede da empresa. Se faz parte dessa turma ou tem interesse nesse formato, se cadastre nesse grupo do Facebook.




Hoje, a tecnologia permite que você trabalhe de qualquer lugar. Essa já é uma realidade para muitos profissionais. Outros estão interessados em aliar a rotina de suas atividades profissionais às necessidades da vida doméstica.
O mundo corporativo também é mais receptivo. Não apenas aos locais alternativos, mas também a novas práticas. Há profissionais que rendem mais fora do horário comercial. Conheço muitos designers e escritores, por exemplo, que preferem trabalhar à noite, entrando na madrugada.


Foto: Ryan Morse

Desafios

É importante saber se essa metodologia atende ao seu perfil. Há quem prefira a segurança de uma carteira assinada, e muitas vezes trabalhar remotamente significa ser autônomo. Por isso, confira como a nova legislação trabalhista compreende o nomadismo digital.
Outros tendem a achar o home office muito solitário, preferindo a troca de experiências do escritório. Por isso, algumas empresas têm como opção um formato misto. O expediente na sede é intercalado com períodos em que o funcionário leva suas atividades para casa.
Outro ponto importante é a dinâmica com o cliente. Alguns acreditam que, estar “em casa” é permanecer constantemente disponível. Ou seja, julgam que podem lhe acionar fora do horário comercial.

Update

Esse ebook gratuito oferece uma porta de entrada para o assunto. Trata-se de um guia essencial para os profissionais nômades, com dicas de equipamentos, aplicativos e serviços online que podem lhe auxiliar. Em inglês. Se você tem dificuldade em colaborar com pessoas que não estão no mesmo ambiente, confira essas dicas para desenvolver trabalho em equipe. Também em inglês. Esse outro site reuniu ferramentas que divulgam oportunidades de trabalho remoto.
Para se manter atualizado, sempre bom acompanhar o site Lifehacker (a seção How I Work é uma ótima oportunidade para conhecer experiências) e conferir as dicas de Francesco D’Alessio. Como a lista que ele fez com os principais apps desse segmento.